Boneco.
Objetivo: Conhecer de maneira divertida, as partes do corpo humano, trabalhando com modelagem em massinha.
Criar, por meio de recortes identificar as partes do corpo humano.
Massinha de modelar; Papel branco; Barbante; cartolina, lápis de cor. Como fazer a massinha de modelar com os alunos: Material necessário: - 2 xícaras de chá de farinha de trigo; - Meia xícara de chá de água; - Meia xícara de chá de sal; - Uma vasilha. Modo de fazer: 1. Misture tudo numa vasilha, com as mãos. 2. Se a massa ficar dura, junte mais água e amasse. 3. Amasse bem até sentir que a consistência está boa para modelar Massa Colorida: 1. Divida a massa em algumas partes. 2. Em cada parte, coloque uma colher de sopa de tinta guache diluída em um pouco de água (em cada parte uma cor diferente). 3. Amasse até a tinta estar espalhada igualmente. 4. Guarde a massa em um recipiente fechado na geladeira.
O que você faz:
1ª Parte: Problematização.
- Distribua massinha de modelar e peça às crianças que construam um bonequinho de, aproximadamente, 20 cm. - Em seguinda, peça às crianças que coloquem o bonequinho em pé e pergunte: Porque é difícil o bonequinho ficar em pé? O que está faltando? De que ele precisaria para conseguir ficar em pé? - Peça, então, às crianças que se levantem e fiquem de pé. Questione: por que vocês conseguem ficar de pé e o boneco não? Peça às crianças que toquem no seu próprio corpo, nas costelas, nos braços, nas pernas (Obs.: se houver na sala crianças com problemas de locomoção, ajude-as a movimentarem os braços, os dedos, as mãos e a cabeça e faça perguntas: como você consegue mexer seus membros? Conduza a aula de modo que elas se sintam integradas com as outras crianças). - Continue perguntando: Como se chama essa parte mais dura que está dentro do nosso corpo? Para que ela serve? As crianças vão concluir que se trata dos ossos que compõem o esqueleto. 2ª Parte: Construindo o conhecimento- Nesse momento, os alunos vão fazer um boneco articulado usando uma cópia para cada aluno; elas deverão recortar cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés do molde em cartolina. Os alunos montaram a parte interna do corpo humano, representando os órgãos que formam os sistemas.
3ª Parte: Conclusão:
Verificar se os alunos conseguem entender como o corpo é por dentro e que os bonecos feitos de massinha não fiquem em pé porque não possuem ossos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário