Aula prática sobre microorganismos decompositores: confecção de uma estufa.
- Produzir um registro em relatório sobre a experiência.
- Saber o que são microorganismos.
Conteúdo:
- Saber o que são microorganismos.
Conteúdo:
- Microorganismos.
Material necessário para o meio de cultura:
1 pacote de gelatina incolor; 1 xícara de caldo de carne; 1 colpo de água; dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne.
Material necessário para a experiência:
Duas placas de petri (ou dois pires rasos), com meio de cultura cobrindo o fundo;
Microscópio, cotonetes, meio de cultura (gelatina incolor) e estufa caseira.
Desenvolvimento e Preparação :
Antes de dar início ao trabalho, é preciso montar uma estufa caseira: caixa de papelão tampada com um buraco pelo qual seja possível colocar uma lâmpada incandescente.
1ª etapa :
Pergunte: "Por que devemos lavar as mãos?". Peça que os alunos levantem hipóteses. Em seguida, lance mais algumas questões: "O que são microorganismos? Como eles invadem o organismo humano? Onde podem se alojar?". Eles devem registrar suas ideias no caderno para posterior comprovação.
2ª etapa:
Prepare duas placas com PDA (meio de cultura à base de gelatina incolor). Peça que um grupo de crianças, logo após usar o banheiro, passe cotonetes nas mãos e os esfregue em uma mesma placa. Em seguida, solicite que lavem bem as mãos e repitam o procedimento em outra placa. Identifique as duas e coloque-as em repouso dentro da estufa caseira.
3ª etapa:
Uma semana depois, peça que a turma observe se houve proliferação de microorganismos. Na amostra coletada depois de lavarem as mãos, eles também terão proliferado, mas em menor número.
4ª etapa :
Solicite que as crianças produzam um registro em relatório sobre experiência. Os textos devem incluir todas as informações essenciais (objetivos, descrição das etapas, materiais utilizados) e precisam ser claros o suficiente para que qualquer pessoa consiga reproduzir o experimento orientando-se apenas por ele.
Avaliação :
Analise os textos produzidos e veja se todos conseguiram descrever as etapas da experiência corretamente. Observe se os conceitos foram aprendidos e quais informações chamaram mais a atenção dos alunos. O uso de desenhos também deve ser considerado.
ALUNOS DO 6º ANO
OBJETIVOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário