Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PLANO DE AULA - MICROORGANISMOS - PROFESSORA DARIANA


 Aula prática sobre microorganismos decompositores: confecção de uma estufa.



- Produzir um registro em relatório sobre a experiência.
- Saber o que são microorganismos.

Conteúdo:

- Microorganismos.

Material necessário para o meio de cultura:

1 pacote de gelatina incolor; 1 xícara de caldo de carne; 1 colpo de água; dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne.

Material necessário para a experiência:

Duas placas de petri (ou dois pires rasos), com meio de cultura cobrindo o fundo;
Microscópio, cotonetes, meio de cultura (gelatina incolor) e estufa caseira.

Desenvolvimento e Preparação :
Antes de dar início ao trabalho, é preciso montar uma estufa caseira: caixa de papelão tampada com um buraco pelo qual seja possível colocar uma lâmpada incandescente.

1ª etapa :
Pergunte: "Por que devemos lavar as mãos?". Peça que os alunos levantem hipóteses. Em seguida, lance mais algumas questões: "O que são microorganismos? Como eles invadem o organismo humano? Onde podem se alojar?". Eles devem registrar suas ideias no caderno para posterior comprovação.

2ª etapa:
Prepare duas placas com PDA (meio de cultura à base de gelatina incolor). Peça que um grupo de crianças, logo após usar o banheiro, passe cotonetes nas mãos e os esfregue em uma mesma placa. Em seguida, solicite que lavem bem as mãos e repitam o procedimento em outra placa. Identifique as duas e coloque-as em repouso dentro da estufa caseira.

3ª etapa:
Uma semana depois, peça que a turma observe se houve proliferação de microorganismos. Na amostra coletada depois de lavarem as mãos, eles também terão proliferado, mas em menor número.

4ª etapa :
Solicite que as crianças produzam um registro em relatório sobre experiência. Os textos devem incluir todas as informações essenciais (objetivos, descrição das etapas, materiais utilizados) e precisam ser claros o suficiente para que qualquer pessoa consiga reproduzir o experimento orientando-se apenas por ele.

Avaliação :
Analise os textos produzidos e veja se todos conseguiram descrever as etapas da experiência corretamente. Observe se os conceitos foram aprendidos e quais informações chamaram mais a atenção dos alunos. O uso de desenhos também deve ser considerado.





ALUNOS DO 6º ANO
 
OBJETIVOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Escola de Educação Básica Municipal Santo Antônio, situa-se na localidade de Casa de Pedra, interior do Município de Painel e surgiu da desativação de 14 Escolas Isoladas. Foi inaugurada no dia 28 de junho de 1997. O nome da Escola foi escolhido pela comunidade em homenagem a Santo Antônio, padroeiro daquele local. Em 1997 a escola atendia apenas 39 alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Em 1998 foi transformada em Escola Básica através do Parecer N.º 050/98, Portaria 179 de 11/03/98 e passou a atender alunos de 5ª à 8ª Série. Atualmente a Escola está sob a Direção da Professora Rúbia Silva Knoll Weiss, e atende um total de 97 alunos de Pré a 8ª Série e funciona em turno único, vespertino, devido às dificuldades de distância e transporte escolar.

Seguidores