Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de maio de 2012

AULA PRÁTICA HORTA SUSPENSA - PROFESSORA DARIANA

 AULA PRÁTICA HORTA SUSPENSA


Objetivos:
A plantação de uma horta tem como objetivo de entender que as plantas precisam de energia solar para realizar fotossíntese, onde a planta sintetiza a energia solar e transforma em alimento. Os vasinhos vão comprovar a importância da terra e das plantas e despertar na turma a responsabilidade pela natureza Para mostrar aos alunos que muitos dos alimentos que consomem são produzidos pela terra, nada como montar uma horta. O trabalho se torna ainda mais rico quando eles aprendem a plantar e a colher os vegetais. O modelo aqui proposto, com vasos feitos de garrafas PET, possibilita cultivar temperos, como salsinha e cebolinha , ervas medicinais e flores, todas plantas com pouca raiz. Embora seja uma horta compacta, seus produtos podem ser consumidos. Aproveite-os no enriquecimento da merenda escolar.  

Material necessário:
3 garrafas PET vazias
3 suportes para floreira
1,2 quilos de terra
800 gramas de adubo
1 quilo de areia
Sementes de salsinha e   cebolinha
Água
Estilete
Tesoura
12 parafusos com bucha
Pá e rastelo



Como fazer :
1. Corte as garrafas:
Com o estilete, faça uma abertura de 13 por 20 centímetros nas três garrafas. Duas delas, que servirão de jardineiras, devem ser furadas na parte de baixo para que a água escorra. A terceira garrafa terá a função de armazenar a água excedente da rega.

 2. Prepare a terra
Misture três partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido, que não tem cheiro como o de galinha. Coloque a terra em duas garrafas, plante as sementes e regue.

3. Evite a água parada
Coloque areia na terceira garrafa, que funcionará como prato. Assim, você impede que surjam na água focos de mosquito da dengue.

4. Pendure a horta
Escolha uma parede em que bata bastante sol e fixe os suportes, deixando 20 centímetros de espaço entre um e outro. Pendure as jardineiras a uma altura que permita às crianças ver as plantas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
A Escola de Educação Básica Municipal Santo Antônio, situa-se na localidade de Casa de Pedra, interior do Município de Painel e surgiu da desativação de 14 Escolas Isoladas. Foi inaugurada no dia 28 de junho de 1997. O nome da Escola foi escolhido pela comunidade em homenagem a Santo Antônio, padroeiro daquele local. Em 1997 a escola atendia apenas 39 alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Em 1998 foi transformada em Escola Básica através do Parecer N.º 050/98, Portaria 179 de 11/03/98 e passou a atender alunos de 5ª à 8ª Série. Atualmente a Escola está sob a Direção da Professora Rúbia Silva Knoll Weiss, e atende um total de 97 alunos de Pré a 8ª Série e funciona em turno único, vespertino, devido às dificuldades de distância e transporte escolar.

Seguidores